Laboratório de Geotecnia Aplicada firma parceria com o Grupo de Análise de Bacias da UFSC

19/04/2022 09:19

Em expansão, e no intuito de ampliar as linhas de atuação, o Laboratório de Geotecnia Aplicada (LGA) passou a compor, ainda no início de 2020, o conjunto de Laboratórios do Grupo de Pesquisa de Análise de Bacias e Reservatórios (ANBA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Coordenado pelo Prof. Marivaldo dos Santos Nascimento, do Departamento de Geologia (DGL), encontra-se em execução no Grupo ANBA o Projeto de Pesquisa “Técnicas Machine Learning para Reconhecimento de Padrões Sedimentológicos de Sistemas Turbidíticos”, que tem como objetivo principal desenvolver algoritmos de aprendizado de máquina para classificar fácies e identificar padrões petrofisicos de sistemas turbidíticos, além de utilizar as propriedades físicas de rochas para classificar fácies (poços e afloramentos) usando algoritmos de aprendizado de máquina e produzir modelos preditivos para intervalos estratigráficos desconhecidos por meio das propriedades petrofísicas com maior potencial para acumulação de hidrocarboneto.

O LGA, por meio de seus pesquisadores professores, mestrandos e alunos de iniciação científica, tem atuado mais especificamente na execução de ensaios geomecânicos de rochas reservatórios do Grupo Itararé, no intuito de se obter resultados físicos e mecânicos para aprimoramento do banco de dados do grupo de Análise de Bacias.

Encontram-se em desenvolvimento, na presente data, três dissertações de mestrado, um trabalho de conclusão de curso e dois projetos de iniciação científica. Continuamos, portanto, focados no objetivo principal da Instituição, que é a formação de profissionais qualificados, gerando resultados de excelência e relevância para a comunidade na qual está inserida.